BLOG FENIX


Energia Alternativa
25 de outubro de 2020

Provavelmente você já ouviu falar sobre energia alternativa. De uns tempos para cá esse tema é bastante discutido na mídia e debatido em diversas esferas. O problema é que muitas vezes não temos uma compreensão total sobre o que isso quer dizer, e não sabemos muito bem onde buscar mais informações a respeito. Sendo assim, a seguir nós vamos explicar o que é energia alternativa, quais as suas principais fontes e como ela pode ser importante para as nossas vidas! Vem conferir!

Afinal, o que é energia alternativa?

Podemos definir energia alternativa da seguinte forma: é qualquer fonte energética que não é derivada do uso de combustíveis fósseis.

Esse tipo de energia começou a ser buscado afim de evitar as consequências negativas relacionadas ao uso de combustíveis fósseis como fontes energéticas.

 A decorrência mais grave dessa utilização tem a ver com a emissão de dióxido de carbono na atmosfera, o que causa o efeito estufa que é um dos propulsores do aquecimento global.

E quais seriam as principais fontes de energia alternativa?

Hoje existem várias fontes de energia alternativa, que apresentam usos distintos e importâncias variadas. A seguir citamos as mais relevantes:

• A energia solar, que funciona através da transformação do raios solares em energia;

• A energia eólica, que permite que eletricidade seja gerada através da força do vento;

• A energia hidroelétrica, que permite que energia seja gerada através da captação que vem com a cadência das águas;

• A energia geotérmica, que permite que o calor da terra gere aquecimento, e esse aquecimento por sua vez é transformado em eletricidade;

• A energia derivada dos biocombustíveis, como o etanol, que serve como um substituto de origem vegetal para ajudar a alimentar uma série de veículos;

• A energia derivada do hidrogênio, que serve para a produção de uma série de tecnologias inovadoras;

E qual a importância desse tipo de energia?

Essa preocupação atual com esse tipo de energia se deve ao aquecimento global, que faz com que a temperatura de toda a Terra se eleve mais com o passar dos anos e é justamente por isso que vemos tantas mudanças climáticas drásticas em diversos continentes, sendo seguidas por desastres ambientais calamitosos.

Usar energia alternativa acaba sendo uma forma de ajudar o planeta a sobreviver e, ao mesmo tempo, de nos ajudar a ter mais qualidade de vida por aqui. Além disso, a longo prazo essas fontes energéticas alternativas se mostram mais econômicas do que as que se derivam de combustíveis fósseis.

Quais os benefícios de apostar nessas matrizes energéticas alternativas?

1 – Os benefícios ambientais são claros

O meio ambiente não sofre. O contrário ocorre quando insistimos em fontes tradicionais de energia, como as derivadas dos combustíveis fósseis, que poluem o meio ambiente.

2 – Essas fontes energéticas são renováveis

A energia derivada do uso de combustíveis fósseis pode acabar um dia, porque esse tipo de produto é finito, não se renova. As energias alternativas, no entanto, são renováveis, como podemos ver no caso da energia solar e no caso da energia eólica, por exemplo. Sendo assim, nossos filhos, nossos netos e bisnetos podem se aproveitar desses meios!

3 – Elas geram mais empregos

A energia alternativa emprega mais do que a energia gerada por combustíveis fósseis. No caso desses meios de energia tradicional todo o sistema é muito mecanizado, então a tendência é que haja menos gente empregada. O contrário ocorre com essas novas formas de energia, que acabam permitindo que mais pessoas consigam novos postos de trabalho.

Com isso a economia acaba sendo melhorada como um todo, e é uma forma muito interessante de se combater crises severas, como as que o Brasil vem enfrentando nos últimos anos! Com mais gente empregada mais dinheiro entra no sistema e com isso o país volta a crescer!

Agora você provavelmente já entende melhor o que é energia alternativa e como ela tem enorme importância nas nossas vidas, justamente porque nos permite combater o uso indiscriminado da energia que se deriva dos combustíveis fósseis e que, infelizmente, vem sendo muito maléfica para o nosso planeta!


RECEBA NOSSA NEWSLETTER





















ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES

(43) 3017-4669
(43) 9 9159-9700
contato@fenixengenharia.com.br