BLOG FENIX


Projetos Elétricos
25 de outubro de 2020

Os projetos elétricos são sem dúvidas um dos maiores desafios para muitos eletricistas, pensando nisso resolvemos deixar algumas dicas sobre leitura e interpretação de diagramas elétricos, mas antes disso é necessário ter certos conhecimentos sobre os tipos de diagramas. Iremos abordar um pouco sobre cada um dos tipos de diagramas, como as suas característica, simbologias e cuidados que devem ser tomados. Vamos lá pessoal!

É importante destacar que temos como principal objetivo esclarecer as principais dúvidas sobre projetos elétricos para instalações de baixa tensão, devido à grande quantidade de informações e detalhes que seria necessário para abordar as demais áreas.

Muitos eletricistas ao ouvirem falar em planta elétrica, diagrama elétrico, esquema elétrico ou projeto elétrico ficam muito inseguros, pois talvez não possuam certo domínio sobre este assunto.

O que é projeto elétrico:

O projeto elétrico é a junção de todos as informações referentes a parte elétrica de uma instalação, máquina ou equipamento eletroeletrônico, estes dados podem estar contidos em forma de tabelas de dados elétricos, diagramas elétricos, esquemas de distribuição de componentes, plantas elétricas, layout e etc.

É muito comum ao ouvirmos falar em projeto elétrico pensarmos imediatamente em um projeto elétrica residencial, ou planta elétrica residencial, que é normalmente um diagrama com a distribuição de cabos, posicionamento de tomadas e lâmpadas, que são desenhados sobre a planta baixa de uma casa, prédio ou galpão por exemplo.

Qualquer eletricista não só pode como deve saber ler e interpretar um diagrama elétrico, até mesmo realizar cálculos de projetos elétricos, fazer desenhos, layouts e criar as tabelas de um projeto elétrico, mas somente o técnico ou engenheiro que esteja registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) pode se responsabilizar tecnicamente por um projeto elétrico.


RECEBA NOSSA NEWSLETTER





















ENTRE EM CONTATO PARA MAIS INFORMAÇÕES

(43) 3017-4669
(43) 9 9159-9700
contato@fenixengenharia.com.br